quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Amor Incondicional

Quem somos nós? Quem sou eu? Que é você? Nós somos imagem e semelhança de Deus Pai. Somos feitos "inteiramente" iguais a Ele.

infelizmente nos dias de hoje não vivemos em um mundo com tanto amor. O mesmo mundo citado no  Evangelho de São João que diz: " ¹No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. " Esse Verbo é o amor. É o Ágape. É o amor incondicional, o amor generoso, o amor sem limites; puro, livre. O amor de Deus pelos seus filhos (nós), e ainda o amor que as pessoas sentem umas pelas outras inspiradas por esse amor Divino. (ou pelo menos tinham que sentir!)

Se pudéssemos definir o estado emocional deste mundo, chegaríamos à conclusão de que é um mundo sem amor. É só sentarmos para assistir aos noticiários televisivos onde noticia após noticia revela um panorama de violências, discórdias, ódios, tragédias e mortes. Com todo avanço tecnológico, desenvolvimento industrial e econômico, pouco se tem melhorado, no que concerne à mudança no comportamento do homem. Nunca se cometeram tantas perversidades, maldades, como nestes tempos. Só no século passado ocorreram duas guerras mundiais, matando milhões de pessoas. O homem está cada vez mais perverso. Por que o homem se encontra nesse estado espiritual? Por que muitos se têm odiado cada vez mais?
O homem se afastou do amor de Deus e se enveredou pelo caminho do pecado. O homem precisa conhecer o amor de Deus e experimentá-lo em sua plenitude. Quem nunca experimentou o amor, não o conhece. Quem nunca foi amado não pode amar. Nossa capacidade de amar é maior e mais apurada quando recebemos amor. Quem não recebe amor é incapaz de amar ou o amor é difícil de ser estabelecido em sua vida. Só podemos suprir quando somos supridos, quando há reservas em nós, permitindo-nos doação.

Paulo inspirado pelo Espirito Santo escreve à nós, no capítulo 3; 5-14 na Carta aos Colossenses:

" Façam morrer aquilo que em vocês, pertencem à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria. Isso é o que atraia a ira de Deus sobre os rebeldes. Outrora vocês também eram assim, quando viviam entre eles. Agora, porém, abandonem tudo isso: ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas, quem saem da boca de vocês. Não mintam uns aos outros. De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações, e se revestiram do homem novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu Criador. 
Como escolhidos de Deus, santos e amados, vastam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência, Suportem-se uns aos outros e se perdoem mutuamente, sempre que tiverem queixa contra alguém. Cada um perdoe o outro, do mesmo modo que o Senhor perdoou vocês. E acima de tudo, vistam-se  com o amor, que é o laço da perfeição. "

Essa carta de Paulo nos mostra algo bem transparente do que devemos ser. Se no mundo falta amor, se pessoa não conheceram o amor, por que esse amor não pode partir de nós? Por que nós não vamos levar, mostrar, apresentar esse amor a essas pessoas e deixamos de lado toda a maldade, ira, raiva para que sejamos todos um dia além de imagem e semelhança de Deus, podemos ser esse amor!



Oração

Senhor Jesus,
Eu te entrego a minha vida para cuidar dos meus irmãos,
Senhor Jesus,
Eu te entrego a minha vida para ser cuidado pelos meus irmãos.
Em Teu protejo de amor, o Teu amor nos uniu e nos enviou para cuidar e ser cuidado.
Fortalece minhas intenções e minhas ações.
Dá-me o Teu Santo Espírito.
Viver é servir. Servir é amar.
Senhor Jesus,
Eu Te entrego tudo o que fui, sou e serei.
Eu quero ser Teu.
Eu quero ser um apóstolo da Tua verdade.
Eu quero continuar a Tua obra cuidando dos meus irmãos.
Que minha fé seja viva.
Que minhas obras sejam vivas.
Que meu amor seja concreto.
Eu sou Teu apóstolo, Senhor.
Inteiro Teu.
Eternamente Teu.
Amém.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Um Novo Ano já começou!!!

Você sabia que um Ano Novo já começou né? Isso mesmo, começou domingo (27) mais um Ano Litúrgico. Mais afinal você sabe o que é isso? Como funciona?

Ano Litúrgico é  o calendário utilizado pela Igreja Católica, que organiza todos os momentos do povo de Deus. Ele tem início e término 4 semanas que antecedem o Natal (Nascimento de Jesus Cristo), diferente do Ano Civil que tem inicio dia 1 de janeiro e término dia 31 de dezembro.
O Ano Litúrgico pode ser divido em dois tempos como os mais importante e esperado com muito fervor, alegria por todos os cristãos católicos. São os tempos para a chamada conversão: Advento e Quaresma. E com dois Tempos Comuns.

Advento é o ponto de partida do Ano Litúrgico, além de ser um tempo de espera, para a vinda de Jesus Cristo, é um tempo que temos que viver constantemente com fervor, dando Glórias ao Pai por ter enviado seu único filho para nos salvar de todo e qualquer pecado.
Podemos viver esse tempo HOJE como vigilantes. Aquele que espera o Senhor voltar, sem saber dia e hora.

Quaresma é um tempo para a conversão, de aproximarmos de Jesus. Um tempo de constante oração com Deus, onde meditamos o tamanho amor d'Ele conosco, a desagregação do pecado e a recriação humana. São 40 dias que "tiramos" (fazemos nosso retiro dia após dia) para apreciar, conhecer um pouco mais de Jesus, criar uma intimidade grande com Ele.
(OBS: o número 40 simboliza por ser um grande período cuja duração não se conhece. Podemos exemplificar como 40anos de deserto de Moisés, 40 dias no Monte Sinai, 40 dias em que Jesus foi colocado a prova...).
Quaresma pode ser resumida nas expressões oração, esmola e jejum.
    Tempo Comum é divido em duas partes;
    -Primeira; tem início após a festa do Batismo de Jesus e o término acontece na véspera de Quarta-feira de Cinzas. Visa a escuta da palavra e ensinamentos no anuncio do reino de Deus.
    -Segunda; inicia na segunda-feira após Pentecostes e terminá na véspera do primeiro domingo do Advento. É voltado que os cristãos são os sinais do Reino de Deus.
      Temos a divisão na liturgia das celebrações que é outra característica de cada ano que chega.
      Ano A = Evangelho de São Mateus (o que estamos vivendo)
      Ano B = Evangelho de São Marcos
      Ano C = Evangelho de São Lucas



      Pessoal esse foi mais um post do Grupo de Oração Dom Bosco, obrigado pela a atenção. Hoje foi um post um pouco mais catequético mais tenho certeza e espero que tenha ajudado alguns de vocês que leem. Contamos com a ajuda de todos vocês para que esse seja mais um meio de Evangelização porque esse é o intuito. A Paz de Jesus e o Fogo do Espirito Santo!
      Até a próxima...

      quinta-feira, 24 de novembro de 2011

      Quem foi Dom Bosco...


      Um anjo paternal, exemplo de um amor incondicional. Este foi João Bosco, um dos santos que mais dedicou sua vida ao bem estar e santidade dos jovens.
      Apesar do Santo Dom João Bosco ser o patrono dos jovens, sua missão foi muito além de cuidar do pequeninos. Dom Bosco foi um religioso que se preocupava com o desenvolvimento dos jovens e mostrou a importância de se ter o estudo, catequese e principalmente uma família.
      Baseado no exemplo de vida e ensinamentos desse Santo, o Grupo de Oração Dom Bosco abre-se para todas as idades, levando a palavra de Deus para edificar os cristãos e suas famílias.

      Saiba mais sobre a vida desse Santo:http://professorjoaocesar.sites.uol.com.br/dombosco/biografia.htm