Em nossa vida de oração, a “oração de perdão” precisa ser constante. Quem ama, perdoa. Orar é amar, a Deus, a si mesmo e ao próximo. E não existe amor sem perdão. Quando amamos com o Amor de Jesus, amamos mesmo quando alguém erra ou nos magoa.
Quando éramos ainda pecadores, diz a Palavra, Jesus entregou-se à morte por nós. E lá no alto da cruz disse: “Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...” Não precisamos esperar que alguém mereça para ser perdoado. Se assim fosse, Jesus não nos perdoaria, porque nós não temos mérito algum diante de Deus. É o Senhor Jesus que nos mereceu a graça. Então podemos desejar ser como Deus, porque assim nos ordenou Jesus: “Sede misericordiosos, como é o vosso Pai Celestial, que faz com que a chuva caia sobre bons e maus e que o sol brilhe sobre justos e injustos.”
Mas não podemos querer ser mais do que Deus, que em Cristo Jesus disse àquela mulher pecadora: “Ninguém te condenou, Eu também não te condeno”. É Jesus também quem nos ensina: “Perdoai setenta vezes sete...”
Então, queridos irmãos, o exercício do perdão é fundamental para nossas vidas, porque o Mestre, aquele que sabe tudo sobre todos e sobre nós mesmos, nos pede. Jesus sabe o “estrago” que o ressentimento, o rancor e a mágoa causam nas famílias, nas Igrejas, na Sociedade e no mundo. Quanto desejo de vingança, quanta morte, quanta briga, quanta tristeza, quanto ódio, ira e raiva. Quem não perdoa, não comunica paz, porque não possui paz.
Quantas enfermidades adquirimos por falta de perdão. Só o perdão elimina barreiras que nos separam da cura interior e da paz. Por isso:
1) Perdoe sempre. Peça: “Senhor Jesus, Tu que perdoas sempre, dá-me a graça de perdoar sempre”. Diga: “Antes que me ofendessem, eu já tinha perdoado. Eu perdôo em Nome de Jesus aquela pessoa ou aquele acontecimento”. E continue dizendo cada vez que for necessário: “Eu já perdoei e continuo perdoando, Graças a Deus”.
2) Perdoe a si mesmo:Quantas pessoas que mesmo depois de terem sido perdoadas por Deus e pelas pessoas, continuam se acusando, se achando indignas de viver e de receber as bênçãos de Deus. E como sofrem por se sentirem culpadas. Diga então: “Eu me aceito e me perdôo em Nome de Jesus, e vou dar-me uma nova chance.Eu me desculpo...”
3) Se alguém não te perdoou, fique na Paz com Deus e perdoe esta pessoa por ainda não ter te perdoado:
Ore por ela, porque sofre mais quem não perdoa. E assim por diante...
Tenho certeza que estas atitudes de perdão garantem uma vida cheia de cura, alegria e paz.
Se Jesus pede, é porque com Ele podemos. E se podemos, devemos. Para o nosso próprio bem, para o bem dos irmãos e para a Glória de Deus. Que o Espírito de Amor nos conduza. Amém!
Só uma pessoa de grande coração, que pratica verdadeiramente o perdão em toda sua plenitude é capaz de produzir um texto com tamanha proeza.
ResponderExcluirDeus o abençoe
Acleciano